Tomates Confit

nhoque-2-2

Esses dias eu e meu namorado nos empolgamos com conservas e azeites aromatizados, fizemos azeites de ervas, conservas de pimentas (que a gente plantou), escabeche de língua e esses tomates confitados que são simples mas enriquece qualquer receita. O termo confit vem do francês e quer dizer que um alimento foi cozinhado em óleo em temperatura bem baixa, se bem armazenados o confit pode durar por meses sem estragar. Alguns passos são importantes para se fazer uma boa conserva: guardar sua conserva em recipientes bem vedados e esterilizados. Existem diferentes formas para se esterilizar um recipiente, no caso do vidro você pode levá-lo por 10min em um forno pré-aquecido a 100oC ou ferver uma boa quantidade de água e deixar os potes submergidos pelo mesmo tempo. Alguns ingredientes como o sal e o limão ajudam a conservar os alimentos por mais tempo, portanto, podem ser bons auxiliadores para sua conserva. Minha dica é, se você quer fazer conservas gaste um tempo estudando sobre o assunto e desenvolva a melhor forma para fazer a sua.

Voltando ao assunto dos tomates, no meu caso usei o azeite de oliva para cozinhá-los e não adicionei nenhum ingrediente a mais que ajude a conservá-los por mais tempo pois a minha intensão era consumí-los de imediato. Então vamos a receita:

nhoque-5

Ingredientes

10 a 15 tomates cereja (ou sweet grape)
6 dentes de alho
50 ml de azeite de oliva
uma pitada de açucar
pimenta do reino
manjericão
uma pitada de flor de sal

Modo de preparo
1.Lave bem os tomates e seque com um papel toalha. Em uma frigideira ou panela pequena coloque todos os ingrediente exceto a flor de sal e cozinhe em fogo bem baixinho por aproximadamente 25 a 30min.
Deixe esfriar. Coloque tudo, inclusive o azeite em um recipiente esterilizado e finalize com a flor de sal.
Obs: se o azeite não cobrir todos os tomates coloque um pouco mais no potinho para que eles não fiquem para fora propiciando o crescimento de microorganismos.

Ontem coloquei eles na pizza, mas vão bem com torradas, em saladas, massas, risotos, onde sua criatividade chegar! Espero que gostem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s