Carolinas de Limão Siciliano

Finalmente vou postar uma receita de sobremesa, na verdade doces não são meu forte mas ultimamente estou bem interessada em aprender a fazê-los. Essa semana fiz essas carolinas de limão siciliano que ficaram uma delícia.

A massa que é usada chama-se Pâte a Choux e é uma massa muito versátil pois além das Carolinas, ela é base para os profiterólis, éclair, bombas, churros, dentre outros. Existem também variações de receitas. Depois vou testar outras maneiras de fazer e se encontrar alguma melhor do que essa posto para vocês também ok?!

Outra coisa, o creme que vai no recheio é conhecido como Lemon Curd ( só não vai o creme de leite que eu coloquei nesta receita) e também é utilizado para outras receitas, como recheios de bolos e tortas. Então como eu sempre digo, não se prendam a receita e usem sua criatividade para modificá-la ou inda criar novas receitas a partir dessa.

 

carolinassiciliano

Ingredientes da Pâte à Choux
60 ml leite
120 ml de água
2 colheres de chá de açucar
3 ovos
100 g de farinha de trigo
80g de manteiga
3 gotinhas de essência de baunilha (opcional)
1 pitada de sal

Ingredientes para o creme de limão
2 ovos
suco de um limão siciliano
raspas da casca do limão siciliano
60g de manteiga cortada em cubinhos
60g de açucar refinado
60ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo
1.Faça primeiro o recheio. Em uma panela em fogo baixo misture todos os ingredientes menos a manteiga (esta deve ser mantida na geladeira até a hora de usar). Vá mexendo sempre até que a mistura engrosse, mais ou menos como um brigadeiro mole.
2.Retire do fogo e passe por uma peneira. Agora você vai emulsionar a manteiga ao creme, para isso use um fouet e vá colocando cada cubinho separadamente e só coloque o próximo quando ele já estiver totalmente incorporado na mistura, você deve obter um creme sedoso. Deixe esfriar.
3.Bata o creme de leite em ponto chantilly e incorpore ao creme. Deixe na geladeira enquanto prepara a massa.
Para a massa: pré aqueça o forno em temperatura média (190ºC). Em uma panela misture o leite, a água, a manteiga, o açucar e o sal. Quando levantar fervura retire do fogo despeje toda a farinha de trigo mexendo vigorosamente. Quando a farinha estiver totalmente incorporada volte com a massa para o fogo e misture até mudar a textura, cuidado para não queimar no fundo da panela.
4.Coloque a mistura em um bico de confeitar, e modele as carolinas em uma forma, como na foto abaixo. Caso você não tenha o bico, use um saco plástico e faça um furinho na ponta. Use como se fosse o saco de confeitar.
5.Leve ao forno até estarem douradas, mais ou menos 30min.
6. estiverem prontas transfira para uma grade e deixe esfriar.
7.Corte as carolinas no meio, coloque o creme de limão e polvilhe um pouco de açucar por cima. Bom apetite!

Obs: eu usei uma forma com papel manteiga e outra sem nada e a que tinha papel manteiga, o papel grudou no fundo da forma e foi difícil de limpar depois e a que não tinha nada ficou perfeita.

carolinassiciliano3

carolinassiiliano2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s