Massa fresca ao Alho e Óleo com Tomates Confit

pastafresca2Para quem não sabe eu tenho uma pequena empresa de massas frescas aqui em Pipa, chama EL 29, eu faço vários tipos de massas recheadas, nhoques, caneloni, molhos artesanais, lasanhas, etc.. E hoje vou compartilhar com vocês uma receita bem fácil para se fazer de massa fresca.

No final da receita coloquei algumas dicas que fui aprendendo ao longo desses meses de trabalho com o EL 29, muitas coisas você tem que adaptar conforme os ingredientes que você têm disponível, o clima, úmidade, dentre outros fatores que alteram o seu produto final, então minha sugestão é coloque a mão na massa, quanto mais você faz melhor sua massa vai ficar, acredite!

Bom a receita de hoje é um fetuccine ao alho e óleo e coloquei também aqueles tomates confit que já postei a receita, lembram? Vamos lá?

pastafresca
Ingredientes (para 2 pessoas)
Para a massa
•200g de farinha de trigo ( se encontrar 00 melhor)
•2 ovos grandes

Para o molho
•2 dentes de alho fatiados
•um fio de azeite de oliva ou óleo de canola
•sal pimenta e do reino a vontade
•tomates confit

Modo de preparo:
1.Em uma superfície plana, de madeira ou pedra coloque a farinha de trigo e faça uma cavidade no centro formando uma espécie de vulcão
2.Acrescente os ovos e com a ajuda de um garfo vá misturando com a farinha pelas beiradas, quando estiver formando uma massa começe a amassar com as mãos formando uma bola firme e elástica.
3.Deixe na geladeira por aproximadamente 30min.
4.Corte a massa em duas ou três partes para abri-la com a ajuda de uma máquina de macarrão ou mesmo com um rolo de madeira. Passe na maquina diminuindo a espessura a cada passagem até que chegue no último furinho ( pode ser no penúltimo também mas no último a massa fica mais levinha). Lembre-se de polvilha farinha de trigo pela massa sempre.
5.Estique a massa em uma superfície plana e corte faixas que tenham 30cm de comprimento. Polvilhe mais farinha e passe pelo cortador ou enrole ela e com a ajuda de uma faca corte formando fitas de 3mm de espessura
6.Coloque água para ferver com bastante sal e um fio de azeite. Enquanto isso em uma frigideira refogue o alho no azeite e junte os tomates confit. Concomitantemente coloque sua massa na água e espere cerca de 3 a 5min, ou até que esteja al dente.
7.Escorra a massa e coloque na frigideira, misture bem e sirva.

Dicas:
Não coloque sal na massa e sim na água do cozimento.
É importante polvilhar farinha na massa o tempo todo para esta não se grude.
Enquanto vai passando uma fita de massa, pendure as outras em um varal, este pode ser um próprio de massas, um cabide, ou qualquer coisa que você consiga pendurar, desde que esteja bem limpo. Aqui em casa eu fiz um varal de bambu e barbante, coloque um preguinho em cima da porta e penduro ai.
Ao cortar a massa é importante polvilhar bastante farinha, para quando vc colocar as tirinhas no varal não grude uma nas outras!
Se você não for usar no mesmo dia deixe secar e guarde em um recipiente hermeticamente fechado, ela se conserva por um longo período de tempo.
A proporção de farinha/ovo é sempre 100/1 , com essa medida vc faz quantas porções necessárias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s