Massa de Pizza Integral

IMG_5764

Aproveitando o domingo, dia oficial de comer pizza, vou passar para vocês uma receitinha de massa integral, para você comer sua pizza de domingo sem culpa (ou pelo menos quase sem culpa).

Ingredientes
– 500g de farinha de trigo comum
– 500g de farinha de trigo integral
– 5 colheres de azeite de oliva
– 30g de fermento biológico seco
– 2 colheres de chá de sal
1 pitada de açucar
água morna (o quanto baste para dar a liga ~ aproximadamente 300ml)

Modo de Preparo
Em uma vasilha bem grande coloque as duas farinhas e o sal, misture bem e faça uma cavidade no meio formando um vulcão
Em uma vasilha menor coloque o fermento, um pouco de água morna (não pode ser muito quente senão mata o fermento), o açucar e o azeite, nesta ordem, e misture bem, deixe descansar por 10 min, até que essa misture comece a espumar (é importante que forme essa espuminha pois assim você sabe que o fermento está “funcionando”, caso contrário sua massa não irá crescer).
Coloque a mistura de fermento na cavidade da farinha e vá misturando com a ajuda de um garfo, da borda para o centro, até formar uma bola de massa, vá colocando mais água conforme a necessidade para formar a liga. O ponto da massa é quando ela está macia, porém firme, e elástica (com a prática vocês vão pegando o ponto certinho, por isso sempre digo, quanto mais massa você fizer, melhores elas vão sair)
Cubra a vasilha com um pano de prato e deixe descansar em local aquecido por 1hora ou até que a massa dobre de tamanho).
Separe a massa em 5 ou 6 porções, abra cada uma formando os discos de pizza conforme sua preferência, mais finos ou mais grossos.
Em um forno pre-aquecido vá cozinhando as massas, sem recheios, até que fiquem douradinhas em baixo, mas não muito torradas, de 5 a 10 min. (Nesta etapa você pode congelar seus discos de pizza e usar quando quiser).
Retire do forno, coloque o recheio desejado e volte ao forno por mais 5 min , só para que o recheio fique pronto.

Obs: a farinha integral não dá liga muito bem por isso tem que misturar com a comum. Se você preferir pode misturar com farinha de quinoa no lugar da farinha de trigo comum, sua pizza vai ser ainda mais saudavél!

IMG_5761

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s