O Melhor Strogonoff

IMG_5728

Não é por que ele é feito pela pessoa que mais admiro nesse mundo, é porque é simplesmente o melhor strogonoff do mundo. Meu pai faz essa receita há anos e todo mundo que come tem a mesma opinião. Os ingredientes que ele usa são sempre fresquinhos, de ótima qualidade e ele faz tudo com carinho. Não tem como não sair bom não é verdade?!

Outro dia eu estava conversando com a cozinheira do meu Tio Armando ( aquele que me ensinou a fazer o risoto de camarão) e ela me dizia que uma vez meu pai deu umas dicas para ela fazer um strogonoff e nunca mais ela o fez de outra maneira. O segredo principal dessa receita na verdade são dois: cogumelos frescos (faz muita diferença) e cornichon (aqueles mini pepinos em conserva). Confesso que eu nunca fui fã desses pequenos cornichons mas ele casa perfeitamente nesse prato e dá um toque adocicado e levemente ácido ao strogonoff. Fica incrível!

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso que o strogonoff normal, vale a pena tirar um tempinho preparar essa receita. Espero que gostem!

IMG_5730

Ingredientes:
•1 kg de filé mignon cortado em tirinhas
•2 echalotas (um tipo de cebola, aquelas menorzinhas)
•3 mini pimentões cortados em rodelas fininhas
•1 pimenta dedo de moça cortada em cubinhos miudinhos
•2 a 3 tomates pelati (aquele para fazer molho, mas usa só o tomate, o suco não) cortado em cubos
•4 cornichons cortados em rodelas finas ou em cubinhos miudinhos (caso você não seja muito fã, corte em cubinhos que ele vai desaparecer no meio do molho mas dará o tal toque especial)
•Cogumelos páris fresco cortado em fatias médias
•1 copo de vodka (ou rum, ou conhaque)
•1/2 caixinha de creme de leite light ou fresco (meio copo)
•um poquinho de molho inglês
•um pouquinho de ketchup
•umas gotinhas de tabasco (opcional)
•3 colheres de chá de páprika picante ou defumada
•sal e pimenta do reino a gosto
•fio de azeite de oliva

Modo de Preparo (com todos os segredos para o strogonoff perfeito)
01.primeiro de tudo embrulhe o filé mignon, já cortado ou inteiro, em um pano de prato de deixe por 1 hora até que ele fique bem sequinho. Lembre-se de usar um pano de prato velho!!
02.Tempere a carne com a páprika, sal marinho moído e pimenta do reino. Reserve
03.Corte todos ingrediente como indicado na lista de ingredientes
04.Em uma panela de fundo grosso, refogue a cebola em azeite de oliva até que esta se torne translúcida. Acrescente então o pimentão e a pimenta dedo-de-moça. Refogue bem
05.Coloque a carne e deixe que fique bem douradinha, mexa de vez enquando para dourar todos os lados mas não mexa muito nesta etapa.
06.Quando a carne já estiver bem dourada é hora de flambar, cuidado com essa etapa pois é bem perigoso. Coloque a vodka na panela e logo em seguida dê uma fonte de fogo. Algumas pessoas jogam um palito de fósforo aceso dentro da panela, outras pessoas, se estiverem usando uma panela baixinha só chega a borda da panela perto da chama do fogão. Ou como fez meu pai, use um palito longo ou essas madeiras fininhas que usam para acender charuto (se você conhece alguém que fuma charuto peça uma folhinha que pode ser bem útil heheh ) chegue a chama perto da vodka. Sempre com muito cuidado para não se queimar!! Caso você não se sinta confortável flambando a carne, você pode simplesmente colocar a vodka e deixar que reduza bem para evaporar todo o álcool.
07.Agora acrescente, o molho inglês, o ketchup, o cornichon, o cogumelo e os tomates e deixe cozinha bem até que forme um caldo bem espesso e brilhante.
08.Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa bem até incorporá-lo bem ao strogonoff. Sirva acompanhado de arroz e batata palha caseira (neste dia comemos com batata palha feita de batata doce, muito saborosa e mais nutritiva que a batata comum).

IMG_5681

IMG_5684

IMG_5689

IMG_5693

IMG_5700

IMG_5698

IMG_5711

IMG_5714 IMG_5717 IMG_5723 IMG_5725 IMG_5726

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s