Hamburger de Peixe em Crosta de Chia

peixeburger

 

Uma das vantagens de se viver na praia é encontrar sempre peixe fresco certo? Não, na verdade os peixes frescos muitas vezes saem do mar e já são encaminhado para os grandes portos e no mesmo dia a noite desembarcam principalmente em São Paulo. Os que ficam por aqui muitas vezes são rapidamente vendidos para os donos de restaurantes, ou algum outro mais atento que já sabe a que horas encontrar os pescadores voltando da praia.

Para se ter peixe fresco é preciso se programar, se não você tem que se contentar com peixes congelados, o que é oferecido em praticamente todas as peixarias por aqui. Eu nunca consegui entender muito bem por que eles sempre congelam os peixes que chegam, as peixarias são munidas de vários freezers mas nenhuma geladeira. E muitas vezes os peixes bons, como eu disse antes, são levados para os portos ou restaurantes da cidade e o que sobra para se comprar quando quer fazer um almoço de última hora são postas congeladas. É verdade que são frescas, pois a rotatividade é tão grande que não sobra peixe velho, mas não é a mesma coisa ne?!

Esses dias, voltei meio desanimada da peixaria com uma posta de meca e foi ai que me surgiu a idéia de fazer um hamburger de peixe, com certeza o resultado foi melhor do que só fritar a posta, ficou um prato divertido, saboroso e barato. Eu amei e por isso vou trazer a receita para vocês. Para acompanhar fiz uma salada de batatas bem simples: batata, ovo, salsinha e maionese.

peixeburger2
Porções: 8 hamburguers
Ingredientes:
•1 posta grande de meca
•1 cebola pequena em cubinhos
•1 dente de alho
•1 pimenta malagueta sem semente cortada em cubinhos
•salsinha crtadinha
•sal e pimenta do reino a gosto
•sementes de chia (opcional)

Modo de Preparo:
01.Corte a posta em cubos e bata em um processador de alimentos, formando uma espécie de carne moída. Caso você não tenha processador, corte com a ponta da faca bem miudinho o peixe, dá mais trabalho mas pode ser feito.
02.Em uma panela refogue a cebola e o alho. Espere esfriar
03.Em uma vasilha, misture o peixe, o refogado, a pimenta, a salsinha e tempere com o sal e a pimente.
04.Separe em 8 porções, faça uma bola com cada uma e achate, formando os hamburguers. Passe cada um em uma vasilha com as sementes de chia, formando uma crosta.
05.Em uma frigideira anti-aderente, com um fio de azeite grelhe cada hamburguer até que estejam bem dourandinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s