Frango a Moda Antiga

frnagomelmostarda

A receita de hoje é para quem quer dar um up-grade no frango de todo dia, eu adoro um franguinho ensopado com legumes, ou assado no forno, mas confesso que estava um pouco enjoada de comer sempre o mesmo frango com legumes, então resolvi fazer uma receita bem diferente. Eu tinha acabado de comprar uma mostarda nova a L’ancienne da marca Beaufor, dai o nome do prato A Moda Antiga, e pensei em fazer a clássica combinação: Mel e Mostarda. Mas só isso não seria suficiente, queria um gostinho mais cítrico para misturar com o doce do mel e o picante da mostarda e a conclusão óbvia foi um pouco de limão. Mas não queria parar por ai e queria ter um caldinho e para um líquido mais saboroso no frango coloquei um pouco de vinho branco. Parece complicado mas não é, na verdade é bem fácil de fazer! Vamos a receita?

Ingredientes
-Coxas e sobrecoxas de Frango
-2 cebolas roxas
-2 dentes de alho cortado em lâminas
-tomate cereja (usei o tomate confit)
-1 copo de vinho branco
-Para a marinara:
-1 c.s. de mostarda (usei a dijon a láncienne da beaufor)
-1. c.c de mel de abelha orgânico
-suco de 1 limão
-pimenta do reino moida na hora
-sal grosso
-ervas picadas (usei salsinha e alecrim)

Modo de Preparo
1.Prepare a marinara: coloque todos os ingredientes em uma vasilha e com a ajuda de um fouet, emulsione a mistura.
2.Tempere o frango com toda a marinara e deixe na geladeira coberto com papel filme por aproximadamente 1h. Quanto mais tempo você deixar marinando mais sabor vai penetrar na carne, uma boa ideia é deixar marinando durante a noite.
3.Em uma panela grande e funda, como a wok, esquente um pouco de manteiga e um fio de azeite. Quando estiver bem quente coloque o frango (se estiver com pele, coloque a pele para baixo) deixe dourar e vire para dourar o outro lado.
4.Retire da panela e reserve. No mesmo azeite que estava o frango refogue a cebola, o alho e os tomates.
5.Volte a colocar o frango, acrescente o vinho branco e o resto da marinara e se precisar um pouco mais de água ou caldo de frango. Espere levantar fervura e diminua o fogo. Cozinhe por 1h30min, até que o molho tenha se reduzido bem e o frango esteja desmanchando.

frangomelmostarda4

frangomelmostarda2

frangomelmostarda3

Como eu sou mineira para acompanhar a primeira coisa que me veio a mente foi um angú mas fiz uma polenta já que esse frango tem uma carinha mais sofisticada!

Montagem

Em um prato raso coloque a polenta cuidadosamente no meio do prato, coloque por cima um pedaço do frango, um pouco das cebolas por cima e deixe o caldo escorrer formando um espelho ao redor da polenta. Enfeite com um ramo de alecrim ou uma salsa.

Outra idéia que pensei é, se você quiser servir no estilo de finger food, ou uma porção um pouco menor, faça a mesma receita porém use iscas de peito de frango. Ai na montagem use um ramequim, coloque a polenta no fundo e o frango por  cima, regue com o molho e decore com um raminho menor de alecrim!

Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s